A pressão foi grande. Depois de votarem contra o PL, os vereadores da oposição voltaram atrás e ajudaram a aprovar a PL 02/2002, de autoria do Poder Executivo Municipal de Esperantinópolis, que autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público, em sessão nesta quarta-feira (20).
O povo foi às ruas, fez manifestações gigantescas e muitas articulações pelas redes sociais, o que foi determinante para a mudança de votos dos oposicionistas. Leandro foi o primeiro a votar e argumentou que repensou sua posição no momento em que viu que seus amigos e apoiadores estavam sendo prejudicados.
A vereadora Risomar disse que não havia tido tempo suficiente para analisar o projeto, mas agora estava segura e votou a favor; já Nenem Totó falou que foi procurado por muitas pessoas e compreendeu o sofrimento das famílias, revendo sua posição e votando a favor.
Os vereadores governistas, Hudivane, Mihayllove e Braqueara voltaram a votar a favor do PL, bem como Kleber Branco, que participou dos trabalhos por videoconferência, garantindo assim a aprovação por sete votos a favor e nenhum contra. A sessão teve ausência dos vereadores Chiquinho Boa Vontade, Emanuelly Jovita e Vinicius do Tota. Ressalta-se que presidente Hudson Brito, embora favorável, não precisou votar, pois não havia critério de desempate na matéria.
Esperantinópolis viveu dias de muita tensão com a falta de servidores para executarem alguns dos serviços básicos do Município por conta de os parlamentares não votarem no início do mês, mais precisamente no dia 06 de abril, a Lei para contratação temporária de excepcional interesse público. A matéria não obteve aprovação por parte dos seis vereadores da bancada de oposição no município, o que culminou com pedidos de vistas por parte dos parlamentares governistas.
Já no dia 11, uma segunda-feira, os servidores contratados tomaram as ruas de Esperantinópolis numa manifestação gigantesca que ganhou o apoio popular. Servidores, familiares e amigos destes, marcaram presença e chamaram a atenção da população, dos parlamentares e até mesmo dos veículos de comunicação do estado.
O deputado Antônio Pereira fez fervoroso discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão em favor dos servidores contratados de Esperantinópolis e o assunto ganhou muita repercussão. O prefeito Aluisinho Carneiro se manteve sereno nas suas decisões, aguardando o desenrolar dos fatos e fazendo o possível para manter serviços públicos essenciais mesmo sem estes servidores.
A decisão da Câmara Municipal de Esperantinópolis, ocorrida nesta quarta-feira (20), portanto é o resultado da pressão popular e é uma lição de que o poder realmente emana do povo. Na sessão de hoje a “Casa do Povo” esteve lotada, o que deveria acontecer sempre.
Os servidores já estavam se organizando para a comemoração, quando o presidente Hudson Brito anunciou a aprovação do Projeto de Lei, dizendo: “Fiquem tranquilos que os vereadores não trabalham contra o povo, e os contratados voltarão aos seus serviços”.
Nas redes sociais, várias manifestações de apoio e alívio pela aprovação do Projeto de Lei, que devolve ao Município o direito de fazer contratos temporários excepcionalmente, e com isso, os servidores municipais voltarão aos seus postos de trabalho e os serviços públicos voltarão à normalidade.
Destacamos alguns dos muitos depoimentos em redes sociais sobre a votação:
?“Parabéns a população de Esperantinópolis que lutou com dignidade e respeito por seus postos de trabalho. Deixo aqui meu respeito à bonita manifestação que fez os nobres vereadores mudarem seus votos”. (Renata Lima)
“Bom dia a todos! mais uma vez a força do povo de Esperantinópolis é quem vence, os que eram contratados podem comemorar a volta. Então graças a Deus e aos vereadores é o povo que lutou por isso agora as famílias vão poder ter o seu sossego e o seu sustento que tanto reclamaram a volta do emprego. Glória a Deus!!” - (grupo WhatsApp - Amo Esperantinópolis)
“Que bom! Mesmo esses vereadores terem votado sim, não vamos descansar eles pode ainda prejudicar muito o prefeito e o povo, então meu povo não vamos dormir, vamos frequentar mais à câmara dos vereadores durante as seções, e ficar de olho nesses vereadores ainda temos mais de 2 anos pra ver quem merece nossos votos ou não”. (grupo WhatsApp - Amo Esperantinópolis)
*com a colaboração de Alcy Nogueira - Esperantinópolis (MA)
Fonte: Blog do Nilton Lee
Nenhum comentário:
Postar um comentário